Barueri celebra o Dia de Conscientização do Autismo e avança pela inclusão

Barueri celebra o Dia de Conscientização do Autismo e avança pela inclusão

3 de abril de 2024 0 Por A Comarca Digital

Nesta terça-feira, 2 de abril, é o Dia da Conscientização do Autismo, data marcada pela importância de combater o preconceito com relação as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e reforçar a luta pela inclusão. Barueri é um dos municípios que mais avança em prol dessa causa.  

 

TEA 

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência ligada ao desenvolvimento neurológico que engloba diferentes condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. O nível de funcionamento intelectual em pessoas com TEA pode variar bastante e tais características se apresentam, geralmente, nos primeiros cinco anos de vida.  

 

Embora algumas pessoas com TEA consigam viver de forma independente, outras podem precisar de acompanhamento contínuo e cuidados específicos ao longo da vida.  

 

Barueri no caminho da inclusão 

A cidade de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e a Secretaria de Saúde, atua para garantir apoio total para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.  

 

Na SDPD as pessoas com TEA, assim como outras modalidades de deficiência, contam com os seguintes serviços:  

Emissão de carteira de identificação da pessoa com deficiência;  

– Atendimento em Equoterapia (método terapêutico com cavalos e que contribui com o desenvolvimento biopsicossocial), ofertado a pessoas a partir dos dois anos de idade;  

– Saúde e Movimento, que realiza atividades físicas adaptadas a partir dos sete anos; 

– Centro-Dia, que tem como foco o estímulo, a convivência e a autonomia, voltado ao público com mais de 18 anos; 

– Departamento de Empregabilidade, que apoia candidatos com deficiência para ingresso no mercado de trabalho.  

 

Centro de Referência do Autismo 

Atualmente está em processo de implantação o Centro de Referência do Autismo pela Secretaria de Saúde, que funcionará no segundo andar do prédio da SDPD. O equipamento oferecerá atendimento especializado com equipe multiprofissional, melhorando a qualidade de vida do usuário com TEA e seus familiares na rede pública municipal. Estão previstos mil atendimentos por mês.  

“A SDPD acolheu o Lucas em um período que ele estava sem nenhum tipo de terapia, foi encaminhado para a Equoterapia por um ano e meio e foi quando ele ganhou a compreensão auditiva dele. Quando abrir o Centro de Referência do Autismo as pessoas com TEA vão decolar”, disse Adriana Lopes Garcia de Almeida, mãe de Lucas, de cinco anos, que tem TEA. 

 

Sala de Inclusão  

A chamada Sala de Inclusão é um espaço reservado para o atendimento do Ganha Tempo Municipal, no qual não há barulho e nem estímulos visuais em excesso, o que não tira o encanto de uma sala projetada para acolher crianças que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista ou que têm algum outro tipo de deficiência e particularidades sensoriais.