Itapevi ganhará Espaço Azul TEAcolher e Equoterapia

Itapevi ganhará Espaço Azul TEAcolher e Equoterapia

3 de abril de 2024 0 Por A Comarca Digital

Objetivo dos dois serviços é proporcionar melhor atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), autorizou nesta terça-feira (2), o início da elaboração do projeto do Espaço Azul TEAcolher e a licitação para a prestação do inédito serviço de Equoterapia na cidade. As duas iniciativas fazem parte das 65 ações em celebração ao aniversário do município.

Os dois novos serviços serão dedicados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), representando um importante avanço na oferta de serviços de saúde e inclusão na cidade. Em relação ao Espaço TEAcolher, o novo equipamento ficará situado onde funcionava a antiga sede da Secretaria de Esportes (Rua Luiz Belli, 1087 – Vila da Paz). O espaço será completamente reformulado e modernizado para receber as novas instalações.

“A criação do Espaço Azul TEAcolher reflete o compromisso da Prefeitura de Itapevi em promover a inclusão e garantir o acesso a serviços de qualidade para todas as pessoas, independentemente de suas necessidades. Estamos empenhados em oferecer um ambiente acolhedor para a comunidade autista de nossa cidade”, afirmou o prefeito Igor Soares.Atendimento

O Espaço Azul TEAcolher será projetado para oferecer atendimento especializado em um ambiente acolhedor e adequado às necessidades das pessoas com autismo, visando realizar atendimento multidisciplinar, com suporte digno e humanizado.

As instalações serão pensadas para proporcionar conforto, segurança e acessibilidade, garantindo uma experiência positiva para os usuários e suas famílias.

Entre os recursos previstos estão salas de atendimento individualizado, áreas de estimulação sensorial, espaços para terapia ocupacional e psicoterapia, além de ambientes adaptados para atividades recreativas e de integração social.

Equoterapia

A licitação autorizada vai garantir o inédito serviço de Equoterapia na cidade, voltado para pessoas com deficiência e com autismo. Trata-se de um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação, promovendo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, a Equoterapia busca melhorar aspectos físicos, emocionais e sociais dos praticantes.

O equipamento deverá contar com sessões individuais ou em grupo conduzidas por profissionais qualificados, como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Também poderão ser realizadas avaliações e planejamento terapêutico, acompanhamento profissional, atividades psicopedagógicas com a finalidade de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos participantes. Além de promover programas de inclusão social e treinamento de equitação adaptada para aqueles que desejam aprender a como manusear e conduzir os animais com fins terapêuticos.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e interage com os outros. Caracteriza-se por dificuldades na comunicação, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil possuem algum grau de TEA.

Foto: Célio Júnior/PMI