Operação Verão será intensificada a partir de dezembro

Operação Verão será intensificada a partir de dezembro

6 de dezembro de 2023 0 Por A Comarca Digital

Ação da Prefeitura consiste em fazer a limpeza e manutenção de córregos e rios que permita o escoamento das águas das chuvas durante o temporal

 

Com a incidência maior de temporais nos últimos dias, a Prefeitura de Itapevi vai intensificar em dezembro a Operação Verão, com objetivo de afastar a possibilidade de alagamentos em várias regiões da cidade. Os trabalhos consistem em realizar com mais frequência a limpeza e desassoreamento nos rios, córregos e seus afluentes. A ação também envolve os três piscinões do município – Sapiantã, Suburbano e Parque da Cidade.

Iniciados em agosto, os serviços consistem em remover areia, sujeira, lixo, entulhos e objetos jogados na calha. A atitude indevida por parte da população obstrui o escoamento das águas pluviais (das chuvas), ocasionando o transbordamento do leito, causando inundações.

A operação prossegue até o final do verão de 2024. A limpeza é realizada com recursos próprios da Prefeitura. As ações começaram no período de estiagem para esses pontos conseguirem receber um volume maior de água nos dias de temporal.

As ações já aconteceram no Córrego Paim, às margens da Avenida Rubens Caramez – entre a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a entrada do Piscinão do Suburbano, que também passou pela mesma limpeza. Outro ponto beneficiado foi o Rio Barueri-Mirim.

Os mesmos trabalhos foram feitos em quatro diferentes trechos do Ribeirão São João, um deles próximo à Cohab, perto da Praça do Nordestino. O outro fica entre a Alameda Vicente Cocozza e a Avenida Leda Pantalena, no Jardim Santa Rita e o terceiro no Jardim São Carlos. O terceiro ponto se localiza próximo à passagem sob a linha férrea de Ambuitá.

As mesmas atividades ocorrerão ainda nos córregos Sapiantã – próximo à Cohab – e nos piscinões do Parque da Cidade e do Vitápolis. A exemplo de anos anteriores, a iniciativa conta com retroescavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e tratores em locais onde há bom acesso.

Nas regiões onde isso não é possível, equipes da zeladoria urbana fazem a retirada dos materiais. Tudo que é recolhido nesse mutirão contra enchentes vai para locais apropriados e devidamente autorizados para receber esses resíduos.

Contribuição

A Prefeitura orienta os moradores a não jogarem lixo e entulho nas ruas e nos terrenos. A força da água das chuvas leva tudo para os rios e córregos do município. Outra sugestão é manter as vias e áreas públicas devidamente limpas.

Em dias de temporal, a Defesa Civil do município recebe alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) quando há a grande possibilidade de chuva forte. Os habitantes são comunicados antecipadamente.

Em caso de ocorrência devido às chuvas, a pessoa pode entrar em contato com a Defesa Civil no (11) 4143-0841 e a GCM pelos telefones 153 e 199. Os dois últimos números de emergência funcionam 24 horas.

Canalização do Vale do Sol

Fora a operação, a Prefeitura tem investido R$ 34 milhões na canalização do Vale do Sol para acabar de vez com as enchentes na região central da cidade e nos jardins Rainha e Vale do Sol. A obra vai ampliar o escoamento de águas pluviais na região e, dessa forma, evitar possíveis transbordamentos.