Itapevi é a segunda cidade do Brasil a conquistar o título “Google for Education”

Itapevi é a segunda cidade do Brasil a conquistar o título “Google for Education”

4 de dezembro de 2023 0 Por A Comarca Digital

Reconhecimento é resultado de implementação de uma política pública eficiente na rede municipal de ensino

O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), recebe, no dia 8 de dezembro (sexta-feira), às 9h30, na sede da Google Brasil em São Paulo, o título de município referência “Google for Education”.

Itapevi é a segunda cidade do Brasil a conquistar o título de “Google for Education”. O reconhecimento é dado ao município que obtém excelência na adoção dos recursos de tecnologia educacional. Entre as métricas analisadas estão a disponibilidade de recursos, a frequência de uso deles em sala de aula e o número adequado de profissionais capacitados para atuar com essas ferramentas.

O prêmio é resultado do sucesso do Projeto Transformações Digitais, iniciado em 2019 na rede municipal de ensino. A proposta foi preparar educadores, funcionários e alunos para atuarem com as ferramentas digitais e vem consolidando a cultura de inovação na Secretaria de Educação.

“Investimentos em educação e qualidade, aliada à tecnologia como forma de promover um ensino diferenciado e que atenda às necessidades não apenas das famílias, mas também a ponto de nos tornarmos destaque positivo no país todo. O reconhecimento demonstra o compromisso do município com a educação de qualidade e o uso da tecnologia para promover a inovação”, explica Igor.

Desde 2019, professores e funcionários da rede obtiveram as certificações internacionais do Google. Atualmente, a rede também conta com mais de 5 mil Chromebooks, disponíveis para uso dos profissionais e estudantes, integrando o dia a dia no ambiente escolar.

Com o uso das novas tecnologias, o município garantiu um grande avanço no desenvolvimento dos educadores e no engajamento dos alunos, contribuindo para aprimorar o ensino na rede. Além dos professores e estudantes, as formações foram estendidas aos funcionários administrativos e à gestão, o que possibilitou uma melhora significativa em processos internos e na comunicação entre a Secretaria de Educação e as unidades escolares.

Atualmente, as transformações digitais na perspectiva educacional impactam diretamente as 67 escolas de rede, cerca de 1,5 mil professores, 214 gestores, mais 700 funcionários e 30 mil alunos da rede municipal.

A cerimônia de entrega do troféu e certificado reunirá autoridades de Itapevi e os representantes da Colaborativa, empresa parceira do Google for Education responsável por coordenar no município o processo de adoção das ferramentas e capacitação dos profissionais da rede.