Recuperação de mata ciliar e ações educativas marcaram o Circuito Ambiental
7 de junho de 2023Programação celebrou a Semana Mundial do Meio Ambiente e contou com plantios, palestras e exposição ambiental
No dia 2 de junho, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia iniciou a programação do Circuito Ambiental 2023 em celebração à Semana Mundial do Meio Ambiente. De lá para cá, aconteceu a abertura da Exposição Ambiental, palestra, plantios, Horta Solidária, doação de mudas, educação ambiental, entre outras atividades. A programação terminou na manhã desta quarta-feira (7/06) com uma reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária na Câmara Municipal.
Entre as ações realizadas para celebrar o Meio Ambiente, no dia 5 de junho [Dia Mundial do Meio Ambiente], aconteceu uma apresentação sobre o bioma da Mata Atlântica e um bate-papo sob a temática ‘Rumo ao Desenvolvimento Sustentável das Indústrias’, com representantes de indústrias e empresas de Cotia. O evento teve a parceria do Ciesp e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Entre representantes de indústrias de Cotia, esteve presente a Helea Ferreira, coordenadora de EHS da Merck. “Trabalhamos com químicos e buscamos soluções de compensações. Trabalhamos com produtos ‘verdes’, diminuímos o tamanho de nossas embalagens plásticas, mudamos para materiais mais biodegradáveis possível […] e participamos de projetos de compensação de plástico”, disse.
Também no Ciesp, no dia 5/06, a vice-prefeita Ângela Maluf falou da importância de ouvir a indústria em questões ambientais. “Estamos juntos, queremos ouvi-los e implantar melhorias para o meio ambiente. Somos responsáveis pelo que falamos, fazemos e pelo que produzimos. É momento de troca de experiências e de pensar em alternativas”, comentou.
No dia 6 de junho, a Secretaria do Verde realizou um plantio de mudas nativas por meio do Programa ÁrvoreSer na Área de Preservação Permanente – APP na várzea do Rio Cotia, na região do Jardim Sandra, em uma ação de recuperação de mata ciliar. O Centro Educacional Danielli Albuquerque Mathias recebeu o Programa Florindo Cotia – Jardim Urbano e foram plantados cinco ipês amarelos e 75 mudas doadas para pais e responsáveis pelos alunos.
A programação teve ainda: ‘Pedágio Ambiental’, nos dias 3/06 e 4/06, e vacinação antirrábica para cães e gatos, no dia 5/06. “Foram dias produtivos e pudemos mostrar as ações da secretaria, os projetos desenvolvidos com parceiros e ouvir representantes da cadeia produtiva de Cotia com foco no desenvolvimento sustentável das indústrias. Falamos da responsabilidade de todos com o meio ambiente, temos que agir hoje com o pensamento no futuro”, disse Agnaldo Gomes, secretário interino do Verde e do Meio Ambiente. “Obrigado a cada pessoa que participou ativamente ou como expectador da programação”, completou.
Na última agenda do Circuito Ambiental, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 7/06, a vice-prefeita Ângela Maluf chamou todos à responsabilidade. “Cotia tem um território gigante para cuidar e fiscalizar. Cabe a nós pensarmos qual é o nosso papel, o nosso compromisso e responsabilidade. Cuidar do meio ambiente não é só plantar, é cuidar do que produzimos e geramos, tudo tem que ser ressignificado. E se virmos um crime ambiental, temos que denunciar”, alertou.
O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária homenageou diversas pessoas por seu engajamento com as causas ambientais. Foram homenageados: Abadessa Mestra Miao You (Templo Zu Lai); Leonardo Giardini (Preserva Recicla); Marly Andrade (Coopernova Cotia Recicla); Symrise (aromas e fragrâncias); Cooperativa Luxo do Lixo (Solange); Samantha Ryman (Sec. de Educação) e Ângela Maluf (vice-prefeita).