Itapevi inicia segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Itapevi inicia segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

15 de julho de 2020 0 Por A Comarca Digital
Campanha vai até o dia 31 de agosto; foco são pessoas de 20 a 49 anos; vacinação é realizada em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30

A Prefeitura de Itapevi começou, nesta quarta-feira (15), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com foco em pessoas de 20 a 49 anos. As vacinas podem ser encontradas em todas as unidades de saúde do município. A iniciativa é realizada pela Vigilância Epidemiológica.
A vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba pode ser tomada até o dia 31 de agosto.
Em tempos de pandemia, a recomendação é que sejam mantidos todos os protocolos de distanciamento social de 1,5 metros entre cada pessoa e usar máscara ao procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Nas unidades com horário estendido de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.
A mobilização nacional é determinada pelo Ministério da Saúde, que realiza a campanha em razão do avanço da doença no país. 
Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.
A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.
Nos últimos três anos, a vacinação contra o sarampo alcançou cerca de 90% do público alvo em Itapevi e em todo o país.