Vacinação contra a gripe é prorrogada, Cotia recebe novas doses e realiza drive-thru no sábado (6)

Vacinação contra a gripe é prorrogada, Cotia recebe novas doses e realiza drive-thru no sábado (6)

2 de junho de 2020 0 Por A Comarca Digital

Levantamento da Vigilância Epidemiológica mostra que apenas 61,86% do público-alvo da campanha foi alcançado no município

 

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para o dia 30 de junho. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para sexta-feira (5/06). Com a prorrogação, novas doses da vacina foram enviadas para o município de Cotia e, no sábado (6/06), das 9h às 16h, a Secretaria de Saúde realizará um drive-thru de vacinação, em frente a Prefeitura. O objetivo é vacinar as pessoas que fazem parte do público-alvo, mas sobretudo as crianças, as gestantes, as puérperas e os adultos de 55 a 59 anos de idade, que são as os grupos com a menor cobertura [veja abaixo quem deve se vacinar].

A última atualização da Vigilância Epidemiológica (VE) mostra que apenas 61,86% do público-alvo da campanha está imunizado, a meta do Ministério da Saúde é chegar a uma cobertura de pelo menos 90%. “Pedimos para que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compareçam ao drive-thru ou agende um horário nas UBS’s que participam da campanha, mas não deixem de se imunizar. Realizamos diversas edições de drive-thru, desde o início da campanha, nas três regiões de Cotia, e ainda não atingimos a meta. Com a prorrogação, ganhamos mais alguns dias para a população reverter isso”, disse Silvana Silva, coordenadora da VE.

Para garantir o distanciamento entre as pessoas, no drive-thru a vacina é administrada apenas em quem está de carro. É preciso apresentar documento que comprove que faz parte do público-alvo e todos os ocupantes dos veículos devem estar de máscara. Não é necessário descer do carro para ser vacinado.

A Secretaria de Saúde de Cotia organizou um sistema de vacinação contra a gripe com horário agendado nas UBS’s Caucaia do Alto, Assa, Atalaia e na Policlínica do Portão, com isso, a população não precisa se expor a aglomerações e ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. O agendamento é feito pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

A vacina contra a gripe não protege do novo Coronavírus, portanto, a população deve seguir com os cuidados preventivos como o afastamento social, lavar bem as mãos com frequência, usar máscaras, entre outros.

 

Menor cobertura vacinal está entre as puérperas

Balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que a cobertura de vacinação está longe da meta. Até o dia 28 de maio, apenas 61,86% do público-alvo havia sido imunizado. As maiores baixas estão entre as crianças (19,73%), gestantes (17,72%), puérperas [mulheres que deram à luz há 45 dias] (16,95%) e adultos 55-59 anos (32,08%). Em Cotia, a VE espera vacinar 53.670 pessoas (o público aumentou com a inserção de novas categorias), o objetivo é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário.

 

 

Quem deve se vacinar?

Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).

 

Foto: Vagner Santos