Barueri aplica mais de 15 mil doses de vacina só no último final de semana

Barueri aplica mais de 15 mil doses de vacina só no último final de semana

18 de agosto de 2021 0 Por A Comarca Digital

A campanha de vacinação contra a Covid-19 está a todo vapor em Barueri. Só no último final de semana, a cidade aplicou um total de 15.750 doses.

Na sexta-feira (dia 13), o Vacinômetro municipal apontava um total de 230.646 vacinas aplicadas. Nesta segunda-feira (dia 16), os números saltaram para 246.396 doses. A plataforma é atualizada diariamente.

Até o momento, desse total de imunizados, 178.545 pessoas tomaram a 1ª dose, enquanto 61.542 tomaram a 2ª dose e 6.309 tomaram a vacina de dose única.

Isso quer dizer que cerca de 86% da população de Barueri está imunizada com a 1ª dose e que 36% está com o esquema vacinal completo contra o novo coronavírus, já que 33% tomou a 2ª dose e 3% tomou a dose única da Janssen.

As mulheres lideram entre os vacinados: representam 57,55% do público imunizado, enquanto os homens representam 42,34%.

Polos não param

Em Barueri, os polos de vacinação funcionam todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, garantindo a proteção da população. Além disso, a Secretaria de Saúde ampliou as salas de vacina, estendendo a aplicação, além dos três polos, para 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários de cada UBS.

Nesta segunda-feira a cidade atingiu um novo marco na campanha: iniciou a vacinação de jovens com 18 anos ou mais.

Vacinas
Os municípios dependem do envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde para garantir que a campanha avance.

Em Barueri, as remessas têm chegado duas vezes por semana, em média. O número de doses enviadas por remessa ainda é baixo, mas a Prefeitura têm feito a melhor gestão possível para que a vacina chegue aos grupos preconizados o mais rápido possível.

Funciona!
A vacinação, embora não impeça a transmissão do vírus, tem trazido ótimos resultados no que se refere às internações.

Nesta segunda-feira, os dados de ocupação de leitos apontam 10,64% nas UTIs, o que representa cinco leitos ocupados, e 7,34% nas enfermarias: um total de oito leitos ocupados. Desde que a pandemia chegou, em março de 2020, os serviços de saúde municipais não registravam taxas tão baixas nos leitos de Covid.

Com relação aos óbitos os números também são animadores. A cidade não registrou nenhuma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo o último óbito registrado no dia 13 (sexta-feira).

“A vacinação é de grande importância no combate das doenças transmissíveis. O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único do Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que oferece a toda população uma grande variedade de vacinas, específicas para cada fase de vida. Assim, a vacinação contra Covid mostra-se de extrema importância na redução da circulação do vírus, diminuindo o quantitativo de pessoas contaminadas, internações, casos graves e óbitos pela doença”, aponta a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini.

Mas a especialista alerta: não é hora de relaxar! O uso constante de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos com álcool 70 são fundamentais para a prevenção, especialmente quando se sabe que há variantes do vírus circulando pelo mundo.