Central de Atendimento: notificações ajudam no atendimento de pessoas em situação de rua

Central de Atendimento: notificações ajudam no atendimento de pessoas em situação de rua

1 de julho de 2020 0 Por A Comarca Digital

Dezessete pessoas foram abordadas, na última semana, quatro foram localizadas por meio de notificação via Central. Qualquer pessoa pode ajudar no trabalho de atendimento a este público

Entre os dias 22 e 26 de junho, dezessete pessoas em situação de rua foram abordadas pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social. Destas, quatro foram localizadas a partir de informações passadas por moradores, via Central de Atendimento (Whatsapp 9 6300-7500). A partir deste mês, a Prefeitura de Cotia intensificou as ações do Plano de Ação junto às pessoas em situação de rua e durante a abordagem é feito o convite para irem para o serviço de Acolhimento Restaurando Vidas, na última semana, três pessoas aceitaram e foram levadas para lá, pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

As pessoas abordadas no período de 22 a 26 de junho informaram ter entre 25 e 55 anos, todos do sexo masculino, e apenas um disse ter moradia. As ações aconteceram na Rua José Lopes Neto, Rua Oito de Dezembro, Avenida Inocêncio Pires de Oliveira, Rua Joaquina Liberata, Avenida Roque Celestino Pires, Terminal Rodoviário de Caucaia, Viaduto do km 31 da Rodovia Raposo Tavares, Rua Pinhal (Praça do Jd. Sabiá), Avenida Prof. Manoel José Pedroso (em frente ao Fórum), Km 21, Rua Sítio do Ribeirão (Jd. Santa Maria), UPA Atalaia, Praça da Matriz  Cotia, Praça Ayrton Senna (Pq. São George).

“Desde 2017, contamos com atendimentos voltados às pessoas em situação de rua. A cada ano aprimoramos e ampliamos nossas atuações. Nesta semana, das dezessete abordagens, catorze pessoas se recusaram a receber qualquer tipo de atendimento, mas não podemos parar com as abordagens, as noites estão ficando mais frias e estas pessoas ficam muito vulneráveis e expostas.  O problema da drogadição é muito presente entre este público e nossa equipe oferece ajuda neste sentido também”, destacou Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.

 

Canal de Atendimento

Para auxiliar no direcionamento das abordagens, em junho, a SDS lançou um Canal de Atendimento, via Whatsapp, para que qualquer pessoa possa notificar a localização de uma pessoa em situação de rua. Basta enviar uma mensagem com um ‘olá’, para 9 6300-7500. A mensagem será respondida com um menu de opções de atendimento, basta responder com o número “9” e informar a localização da pessoa.

 

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional Projeto Restaurando Vidas pernoite, o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).