Combate ao trabalho infantil: Cotia amplia a rede de atendimento social às famílias

Combate ao trabalho infantil: Cotia amplia a rede de atendimento social às famílias

16 de junho de 2020 0 Por A Comarca Digital

Nesta sexta-feira (12/06) é lembrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Cotia celebrou a data com um Seminário pela Web

 

 

Nos últimos anos, a Prefeitura de Cotia tem atuado no sentido de combater o trabalho infantil com a ampliação e melhoria da rede de atendimento social às famílias em situação de vulnerabilidade social e no fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De 2017 para cá, a cidade ampliou e melhorou a rede de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para aumentar o acesso das famílias aos programas sociais e à oferta de cursos de capacitação e geração de renda.

As ações da Prefeitura buscam, entre outros, garantir que as famílias atendidas não explorem a mão de obra infantil e mantenham as crianças e adolescentes na escola. A cidade ganhou novos CRAS e a estrutura de antigas unidades foram melhoradas. “Espaços de capacitação foram formatados e oferecemos cursos para ajudar as famílias a melhorarem a renda. São ações voltadas para os adultos, mas que sabemos que impactam na vida das crianças”, disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social (SDS).

Em 2019, a SDS atuou no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em parceria com o CMDCA, e identificou 66 crianças e adolescentes trabalhando, a maioria, com responsabilidades domésticas. De acordo com a assistente social, Heloisa Moura, que atuou nas ações do PETI, o trabalho doméstico é importante no desenvolvimento da criança, desde que não seja sua maior responsabilidade. “Trabalho doméstico é um dos mais difíceis de serem mensurados, mas é quando a criança é privada de exercer outras atividades de sua idade, como brincar, estudar, é um problema a ser enfrentado. É preciso saber o que é ajudar e dividir tarefas e não dar responsabilidade com peso da tarefa”, alertou.

A SDS coordenou uma campanha de conscientização exatamente para combater os problemas identificados. “Foram realizadas visitas domiciliares, ações em feiras livres e outros. Distribuímos material informativo e foram passadas informações para conscientizar a população a combater o trabalho infantil”, destacou Mara Franco.

A rede de atendimento social foi ampliada com a entrega do CRAS Mirizola, CRAS Jardim Sandra, novo CRAS Monte Serrate, novo CRAS Jardim Japão, novo CRAS Recanto Suave, CREAS Caucaia do Alto. Além do CRAS itinerante que percorre diversos bairros levando informação e fazendo inserção de famílias em vulnerabilidade ao programas de transferência de renda.

 

Webnário lembrou o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Nesta sexta-feira (12/06) é lembrado como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e, em Cotia, a data foi celebrada com o Seminário na Web ‘Trabalho Infantil na Sociedade’, nesta quinta-feira (11/06). Dezenas de pessoas acompanharam as apresentações da assistente social Heloiza Moura e da psicóloga Luciana Oliveira. O evento contou com a participação do vice-presidente do CMDCA, Gilmar Almeida, e foi mediado por Fco Luiz Gomes, da Comissão de Políticas Públicas do CMDCA.

“Iniciativas que envolvem o CMDCA são conduzidas de forma democrática e nos últimos anos avançamos na transparência e em atuação. Vamos ampliar e fortalecer os canais de comunicação com a sociedade para aumentar ainda mais a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente. Temos que assegurar o direito ao brincar, desenvolver, ludicidade e à criação de conhecimento. Toda a sociedade é agente fundamental no combate ao trabalho infantil e o Conselho sempre estará à disposição”, destacou Gilmar.