Chegada de 10 novos respiradores amplia UTIs para a Covid-19 em Barueri

Chegada de 10 novos respiradores amplia UTIs para a Covid-19 em Barueri

15 de junho de 2020 0 Por A Comarca Digital

Na tarde de segunda-feira (dia 1º), a Secretaria de Saúde de Barueri recebeu 10 respiradores novos enviados pelo governo do Estado. Metade dos equipamentos foram levados ao Hospital Municipal de Barueri (HMB) e a outra metade ao Pronto Atendimento Vanderson César de Almeida, do Jardim Paulista. A unidade de pronto-atendimento foi transformada pela Prefeitura em hospital exclusivo para o tratamento de vítimas do novo coronavírus e, com a chegada dos ventiladores mecânicos, passará a dispor também de leitos de UTI.

 

A chegada dos equipamentos proporcionou um maior suporte ao HMB, que é o hospital de referência para Covid-19 no município e, portanto, recebe a maior parte dos pacientes, e a ampliação do número de leitos de UTI exclusivas a infectados, que agora passa a 48 – cinco no PA do Paulista e 43 já existentes no HMB.

 

“A chegada desses respiradores é um grande alívio. Tudo que nos possibilitar salvar vidas, especialmente neste momento de intensa luta contra a Covid-19, é bem-vindo. Nós vínhamos ampliando bastante, com recursos da Prefeitura mesmo, a oferta de leitos, tanto de UTI quanto intermediários, mas essa entrega do Estado chegou em boa hora”, declara o secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho.

 

Os equipamentos já estão instalados e os trâmites necessários para a transferência de pacientes estão em curso. Até então, o PA do Paulista dispunha apenas de leitos intermediários (30 no total). A entrega dos novos respiradores soma-se à recente chegada do tanque de oxigênio na unidade, o que possibilita a ampliação do atendimento para casos que necessitem de cuidados intensivos.

 

No início da pandemia a cidade conseguiu comprar 18 respiradores. A dificuldade de adquirir o equipamento, devido sua escassez no mercado mundial, e o aumento de casos de coronavírus na rede de saúde forçaram a cidade a pedir ajuda ao Estado para conseguir mais aparelhos de ventilação mecânica.

 

Sistema de saúde robusto

Apesar dos números de casos no município serem altos, a robustez do sistema de saúde vem mostrando o preparo da cidade mesmo em situações inimagináveis como essa pandemia. Graças à infraestrutura já existente, que vem sendo ampliada desde 2017, Barueri não precisou criar hospitais de campanha improvisados, conseguindo oferecer a assistência necessária nos equipamentos de saúde que já possui.

 

Desde que o novo coronavírus chegou, o município iniciou uma intensa ofensiva na Saúde, ampliando os atendimentos no HMB, unidade de referência para a Covid-19. Antes da pandemia o Hospital dispunha de 28 leitos de UTI; atualmente, há 43 leitos de cuidados intensivos só para o tratamento de pacientes com covid na unidade. Soma-se a isso os 127 novos leitos intermediários dedicados ao coronavírus – 97 no HMB e 30 no PA do Paulista.

 

Além disso, a Unidade Básica de Saúde Benedicta Carlota está passando por obras de adaptação para transformar-se também em hospital exclusivo para a doença, caso seja necessário.